João Sousa regressou com a crueza das matérias que já o caracteriza.
@OBSERVADOR.PT
Todas as propostas para o outono/inverno 2020 de João Sousa.
@VoguePortugal
Bellamira é a representação da luta entre o claro e o escuro, assente no mote “depois da chuva vem sempre o sol”, em homenagem à avó Belmira do designer.
@SAPOLIFESTYLE
João Sousa ha optato invece per la semplicità dei toni neutri, arricchiti però da lavorazioni a intreccio e applicazioni floreali per rendere la sua maglieria e i suoi soprabiti ecletticamente sofisticati.
@VOGUEITALIA
"...além de inspirada nos problemas do desaparecimento de espécies de animais africanos, com base nas cores das espécies, uma coleção do jovem de apenas 19 anos de idade, João Sousa."
@ELLEPOLAND
Olívia Ortiz recebe aplausos: "Surpreendeu-me 100 por cento! Está super moda!"
@TESOURAS&TESOUROS SIC CARAS
À semelhança dos primeiros três, João Sousa também não é um estreante. Para a sua segunda passagem pelo Portugal Fashion preparou um safari, onde não conseguiu fugir ao uso de estampados animais. Numa micro coleção inspirada na savana africana e nos seus felinos, o jovem designer apostou ainda em elementos das típicas fardas de expedição, dando-lhes um toque citadino.
@OBSERVADOR.PT
Apesar de já ter nascido neste milénio, João Sousa provou que, aos 19 anos, já tem as suas vontades bem definidas e encaminhadas. Na passerelle, apresentou cinco coordenados com muitos brancos e menos padrões, que nos levaram até à savana e selvas africanas. O objetivo era transmitir o impacto devastador da extinção de animais no mundo, assim como a preocupação pela preservação dos grandes felinos em África, já que o seu número tem vindo a reduzir drasticamente ao longo dos anos. O branco representa, por um lado, a diminuição de espécies mas, por outro, uma esperança para o fim da caça furtiva e da poluição que destrói vários habitats.
@PRIMA
Foram assim os 3 dias de ousadia no Portugal Fashion
@FLASH!
João Sousa tenta contribuir para a questão ambiental não através dos materiais, mas dos temas que aborda. Este ano, “a coleção surgiu de uma pesquisa na ‘National Geographic’” e retrata a extinção dos felinos. “Se repararmos há uma redução de cor e padrão ao longo da coleção e aumenta o branco, que é como se estivéssemos a apagar o registo desses animais”, explicou o jovem de 19 anos ao JPN.
@JPN
Os Melhores Looks de Beleza do Portugal Fashion
@ELLEPORTUGAL
João Sousa, apresenta a coleção legadema que transmite o impacto da extinção no nosso mundo. O branco é a cor predominante, que significa o aumento da perda de alguns animais ao longo dos anos, mas ao mesmo tempo representa também a esperança para o fim da caça furtiva e da poluição que destrói os habitats dos felinos. A redução de cor e padrão representa o decréscimo e autenticidade dos animais.
@SAPOLIFESTYLE
Portugal Fashion: 17 vestidos para um "walking away" em grande
@VOGUEPORTUGAL
O quarteto ficou completo com João Sousa, ele que se estreou no espaço Bloom na edição passada. Com apenas 18 anos, trouxe crueza para a passerelle. As sarjas e linhos ficaram por tingir, tendo sido o seu “branco” natural a sobressair, bem como o aspeto artesanal das peças.
@OBSERVADOR.PT
A união de João Sousa
BLOOM UPLOAD
@SAPOLIFETSYLE
Uma referência que pode ter chegado via National Geographic, mas que permitiu ao estreante trabalhar cada detalhe da pequena coleção. As calças, em juta, surgiram num amarelo torrado, fiéis à tonalidade original das que são usadas por estes pescadores, as camisas e restantes peças em algodão foram estampadas com a ajuda de carimbos. O padrão também tem a sua origem, reproduz os campos de cultivo da região, tal como aparecem nas fotografias de satélite.
@OBSERVADOR.PT
As melhores propostas dos jovens designers do Bloom
@DELAS.PT
As propostas de Sousa refletem não só o estilo de vida dessas referências como a ameaça aos mesmos, numa apresentação que tem tanto de primavera/verão como de mensagem reivindicativa, traduzida no largo recurso a redes - tanto como acessório, quanto como elemento da silhueta -, mas também com detalhes ligados à água, numa seleção de itens pintados a mostarda, branco e pormenores azuis.
@VOGUEPORTUGAL